Somos o Resultado de Nossas Ações - O Reino De Deus!

Somos o Resultado de Nossas Ações

A Parábola do Bom Samaritano
LUCAS - 10:33
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;

Introdução:
Na parábola abordada nota-se a presença de Ladrões, um sacerdote, um levita, um samaritano e a vitima. A intenção de Cristo era exemplificar na parábola a mediocridade Cristã vivida na época. Homens que dizendo conhecer a Deus, o recusa pela conduta.

Mensagem:
Aqui, mostra-se uma evidencia do menosprezo destinado aos necessitados por parte dos vocacianados. Cristo ao mencionar as figuras Sacerdote e Levita, revela-nos a inversão de valores demonstrados pelos ceifeiros de sua geração.

Sacerdote
Ministro Sagrado, encarregado de oferecer diariamente sacrifícios e holocaustos e queimar incenso no altar. O sacerdócio era hereditário: chegando à idade estabelecida na lei, o sacerdote era consagrado (Ex. 29; Lv 8-10; Nm18). Além das tarefas cultuais, aos sacerdotes cabiam assuntos religiosos e administrativos com relação aos bens do templo.

Levita
Na tradição israelita é um membro da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó com Lia (Gn. 29.34; 35. 22-26). Mas originalmente “Levita” era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados na tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único e legitimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados a funções de auxiliares do culto (1 Cr 23. 4-6). Ver notas em Nm. 3.11-13; 8. 10-12; 18. 20-25.

Sacerdote e Levita:
Mesmo com todas as exigências estabelecidas pela lei. O Trecho narrado por Cristo mostra-nos um comportamento distinto; se não, vejamos:

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um [levita], chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Lu. 10. 30 -32

Casualmente Andavam
Desprovidos de suas funções
Despojado do amor.

A Vitima
Possível Viajante: Jerusalém a Jerico
Viajava 24 km a nordeste de Jerusalém em linha reta
Possuidor de Posses
Vitima de uma emboscada: e caiu nas mãos de salteadores 30(b)


O Bom Samaritano
Com a destruição do reino do Norte, grande parte da população foi deportada para a Assíria. Em seu lugar foram enviados colonos assírios. A população mista que então se formou deu origem aos "samaritanos", que permaneceram monoteístas. Quando os cativos do reino de Judá foram repatriados pelos persas (538 aC), os samaritanos quiseram aliar-se aos judeus e participar na reconstrução do templo e da cidade. Mas Zorobabel e Neemias não aceitaram. Desde então vinha a inimizade entre judeus e samaritanos mencionada no NT. Sobretudo, a atitude do Samaritano ultrapassa os limites estabelecidos pela velha cultura além de trazer-nos facetas do desejo de Deus em face nossas ações ante necessidades do próximo. Veja abaixo:

Vai ao problema
Vê e providência a solução
Acompanha de perto e Consubstancia financeiramente mesmo longe
Compaixão: fruto do amor.

Conclusão:
O interessante que mesmo sem relacionamento com o povo Judeu, o samaritano não mede esforços no auxilio indubitável da vitima. Não importa quais sejam nossas indiferenças, atividades ministeriais ou posições sociais. Somos o resultado daquilo que permeia em nosso coração. O Manifesto de nossas ações revela quem realmente somos. Isso ultrapassa vocábulos perfeitos e literalmente bem pensados. Sempre quando alguém necessitar, mostre-mo-nos, portanto, quem peremptoriamente somos.

Nenhum comentário: